Plano de classificação

Notícias de Coura: quinzenário regional

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Notícias de Coura: quinzenário regional

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/MPCR/CJPCR/015

Tipo de título

Atribuído

Título

Notícias de Coura: quinzenário regional

Datas de produção

2003-06-10  a  2005-03-08 

Dimensão e suporte

17 jornais; papel

História administrativa/biográfica/familiar

Ostentando a primeira página a cores, nascia em 10 de junho de 2003, o jornal “Notícias de Coura”, dirigido por Manuel Tinoco. O título preenchido a branco sob fundo azul, com barra amarela, reproduzindo simbolicamente as cores do município, denomina-se “quinzenário regional”.A manchete desta edição primeva intitula-se “Vila do Avesso”, dando conta do conjunto de intervenções sofridas no espaço público courense.Sob a designação “Enfim”, o diretor do jornal promete, no editorial, “empenho, inovação e uma tribuna onde o leitor possa expressar livremente as suas opiniões”.Por sua vez, o “Estatuto Editorial” é revelado na última página. Entre outros vetores, afirma que “pretende proporcionar um espaço à liberdade de pensamento, à liberdade de expressão, à liberdade informativa e à liberdade de opinião”.Propriedade da Azevinho C.R.L., este título ainda se mantém no ativo. A administração e redação funcionam no Centro Coordenador de Transportes, no centro da vila de Paredes de Coura, sendo a impressão da responsabilidade da “Empresa do Diário do Minho, Lda.”, com sede em Braga.

Âmbito e conteúdo

Título: "Notícias de Coura" Procedência: Jornal "Notícias de Coura: quinzenário regional"

Condições de acesso

A maioria das publicações periódicas pode ser comunicável - artigo 75º do «Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos».

Condições de reprodução

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo

Notas de publicação

Referência bibliográficaCUNHA, Narciso C. Alves da - No Alto Minho, Paredes de Coura. Paredes de Coura: Ed. fac-similada da Câmara Municipal de Paredes de Coura, 2002. ISBN 972-98679-1-7. ALVES, Jofre Monteiro - 100 anos da imprensa Periódica Local. O Coura. Paredes de Coura. Nº176 (1995), p. 1. CLÁUDIO, Mário - Coura, uma fotobiografia. Paredes de Coura: Câmara Municipal de Paredes de Coura, 2013. ISBN 978-972-98679-9-6. TENGARRINHA, José - História da Imprensa Periódica Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. ISBN 972-21-0396-2.