Plano de classificação

Casa do Outeiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Casa do Outeiro

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPCR/COTR

Tipo de título

Atribuído

Título

Casa do Outeiro

Datas de produção

1668  a  1979 

Entidade detentora

Município de Paredes de Coura

História administrativa/biográfica/familiar

A família da Casa do Outeiro surge do cruzamento dos Antas com os Abreus. D. Francisca Rosa d’Antas Bacelar e Barbosa, nasceu em Rubiães, em 25 de julho de 1863, e faleceu em 11 de outubro de 1946, em Agualonga. Era filha de José Joaquim d’Antas Bacelar e Barbosa, figura proeminente da administração pública, e de Maria da Madre de Deus Pinto do Amaral Freitas.Uniu-se em matrimónio com Júlio César de Castro Sousa Meneses e Abreu, em 18 de maio de 1879. O marido era natural da Sé, Braga, filho único do Senhor do Peso, António Augusto de Castro Sousa Meneses e de D. Maria Luísa d’Alcântara d’Abreu e Couto, natural da cidade de Elvas. Tiveram sete filhos: D. Júlia Albertina; D. Isabel Maria; Amaro; D. Maria Carolina; D. Maria Luísa; Pedro e D. Maria Augusta, sendo que o título de Visconde foi herdado por Amaro.O solar do Outeiro, em S. Paio de Agualonga, é uma construção de tipologia seiscentista - sobressaem os cunhais, cimalhas, molduras e ornamentos em granito, e foi residência oficial da família.A administração dos bens dos Viscondes do Peso de Melgaço estendia-se muito para lá do concelho de Paredes de Coura, onde detinham, a par de outras propriedades, a Quinta da Gandra (em Agualonga). Incluía, em Melgaço, a Quinta do Peso (freguesia de Paderne), e abarcava Braga, com terras em Pico de Regalados e outras freguesias. Geriam ainda moinhos, pesqueiras e uma fábrica de manteiga.Formado em direito, pela Universidade de Coimbra, Júlio César de Castro Sousa Meneses e Abreu era Moço Fidalgo da Casa Real e Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Em termos públicos, exerceu o cargo de Administrador do Concelho de Paredes de Coura. O título de Visconde foi herdado do pai - Senhor da Casa e Quinta do Peso. O Dr. António Augusto de Castro Sousa Meneses era bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra. Por essa razão, presidiu à administração da justiça na Comarca de Melgaço. Foi provido com Alvará Régio, no título e foro de Fidalgo da Casa Real em cinco de abril de 1868.Por sua vez, D. Francisca Rosa era descendente do reverendo Manuel Martins da Fonseca, antigo sacerdote de Mey (Arcos de Valdevez), que lhe doou muitos dos seus bens, entre os quais as Quintas da Gorda e do Outeiro, em Agualonga.Refira-se ainda que a capela e Quinta da Gandra foram legadas, em testamento, pelo avô paterno à neta, D. Isabel Maria. Esse vínculo havia sido instituído pelo Padre João Soares Brandão, natural da freguesia de Rubiães, em 1738.

História custodial e arquivística

Em 1982 D. Maria Luísa Abreu Antas Meneses, filha de Júlio César de Castro Sousa Meneses e Abreu e de D. Francisca Rosa d’Antas Bacelar e Barbosa, doou à Câmara Municipal de Paredes de Coura 5/6 da Casa do Outeiro e respetivo arquivo, tendo a edilidade adquirido a parte restante do imóvel à Diocese de Viana do Castelo, em 1992.

Âmbito e conteúdo

Para além de documentos patrimoniais, ligados à administração dos bens, e à gestão financeira, este Arquivo Privado inclui vasta correspondência recebida pelos vários membros da família, entre coleções de fotografias, postais ilustrados e cartões de visita. Contém plantas, desenhos, apontamentos genealógicos, livros e revistas.

Sistema de organização

Organizado por séries e dentro destas cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, salvo as exceções previstas na legislação aplicável ao património arquivístico.

Condições de reprodução

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Notas de publicação

Referência bibliográficaGAIO, J.M.C. Felgueiras - Nobiliário de Famílias de Portugal. Braga, Edição de Agostinho Azevedo Meireles e Domingos Araújo Afonso, TomoII, 1938-1941. SAMPAIO, Jorge Pereira de - A Sombra das Casas. Edição da Câmara Municipal de Paredes de Coura, 2007.