Escola Primária da Vila - Paredes de Coura

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Primária da Vila - Paredes de Coura

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPCR/EPPCR16

Tipo de título

Controlado

Título

Escola Primária da Vila - Paredes de Coura

Datas de produção

1940  a  2004 

Dimensão e suporte

92 u.i.; papel

Entidade detentora

Município de Paredes de Coura

História administrativa/biográfica/familiar

Na sede do concelho, a escolarização pública começou por ser ministrada na Escola Conde de Ferreira, uma das muitas do país que integraram o legado do benemérito portuense.Coube à Direção Geral da Instrução Primária, organismo dependente do Ministério dos Negócios do Reino, dar cumprimento às disposições testamentárias de Joaquim Ferreira dos Santos. Construída no Largo Visconde de Sá, na parte alta da vila, nos arrabaldes da Real Confraria do Espírito Santo e Irmandade da Misericórdia, dispunha de três salas de aula. O projeto, de linhas clássicas, data de 1866.Para além da frequência dos estudos primários, muitos courenses aí realizaram os exames da antiga 4ª classe. Note-se que esse edifício foi ampliado e reestruturado, acolhendo atualmente a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro - inaugurada em 2013, em homenagem ao escritor beirão, com ligações familiares e afetivas a Paredes de Coura.Desde 1979, após a “Revolução dos Cravos”, os alunos passaram a frequentar outro estabelecimento de ensino, edificado segundo a tipologia rural 3, na Rua 25 de Abril, e dotado de seis salas de aula.Essa escola haveria, contudo, de cessar funções em 2004, por decisão da Autarquia local, que apostou no encerramento de todos os estabelecimentos de ensino concelhios, tendo construído um edifício escolar integrado na vila para acolher as crianças do ensino básico.

História custodial e arquivística

Este Fundo começou por ser depositado na antiga "Casa dos Magistrados", de onde transitou para o "Arquivo Geral da Câmara". Em 2008, foi incorporado no Arquivo Municipal.

Âmbito e conteúdo

Neste extenso Arquivo há a sublinhar, de entre as diversas séries produzidas, os livros A - da matrícula, frequência e seus resultados, as atas do Conselho Escolar e a caderneta da Caixa Escolar Feminina da Vila de Paredes de Coura.

Sistema de organização

Organizado por séries e dentro destas cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, salvo as exceções previstas na legislação aplicável ao património arquivístico.

Condições de reprodução

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Instrumentos de pesquisa

Guia e inventário