Plano de classificação

O Clamor do Povo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

O Clamor do Povo

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/MPCR/CJPCR/004

Tipo de título

Atribuído

Título

O Clamor do Povo

Datas de produção

1898-01-11  a  1899-08-02 

Dimensão e suporte

42 jornais; papel

História administrativa/biográfica/familiar

Autodenominada “Folha só democrata”, Casimiro Rodrigues de Sá funda, em 11 de agosto de 1898, o semanário “O Clamor do Povo”, com formato in-folio, de quatro páginas, título a bold e a quatro colunas. A sede da redação e administração situava-se no concelho de Paredes de Coura e a impressão era feita na tipografia de João Manuel da Silva Braga, em Arcos de Valdevez.Natural da freguesia de Parada (1873-1934), concelho de Paredes de Coura, o pároco que haveria de ser um dos grandes defensores da implantação da República no distrito de Viana do Castelo, concentrou as funções de administrador, editor e redator. Na primeira edição, esclarece no editorial intitulado “Duas palavras” os motivos que o levaram a criar um novo título no concelho de Paredes de Coura, que terá “uma feição essencialmente imparcial”.Casimiro Rodrigues de Sá afirma ainda ser “O Clamor do Povo” uma publicação de orientação “popular”.O também designado “Abade de Padornelo” justifica ainda a escolha do título do jornal: “Clamor, no dizer judicioso e acertado d’um eruditíssimo mestre da nossa língua, é o grito esforçado e queixoso dos que pedem justiça”.A publicação, que passou a assumir o subtítulo “Jornal Democrata Cristão”, a partir do nº 29 (23 de fevereiro de 1899), terminou a sua missão a 10 de agosto de 1899, a raiar a viragem do século, com o nº 53.

Âmbito e conteúdo

Título: "O Clamor do Povo" Procedência: Arquivo Privado de Francisco Cândido Abreu Barreiro

Condições de acesso

A maioria das publicações periódicas pode ser comunicável - artigo 75º do «Código do Direito de Autor e dos direitos Conexos».

Condições de reprodução

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Mau estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo

Notas de publicação

Referência bibliográficaCUNHA, Narciso C. Alves da - No Alto Minho, Paredes de Coura. Paredes de Coura: Ed. fac-similada da Câmara Municipal de Paredes de Coura, 2002. ISBN 972-98679-1-7. ALVES, Jofre Monteiro - 100 anos da imprensa Periódica Local. O Coura. Paredes de Coura. Nº176 (1995), p. 1. CLÁUDIO, Mário - Coura, uma fotobiografia. Paredes de Coura: Câmara Municipal de Paredes de Coura, 2013. ISBN 978-972-98679-9-6. TENGARRINHA, José - História da Imprensa Periódica Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. ISBN 972-21-0396-2.