A Paróquia de Vascões integra o Arciprestado de Paredes de Coura e pertence à Diocese de Viana do Castelo desde que esta se separou da Arquidiocese de Braga e foi instituída em 3 de novembro de 1977.
S. Pedro é o orago desta localidade constituída pelos lugares de Aldeia, Barreiro, Belide, Ramos, Vides, Corelo, Paço, Giesteira, Branda, Roças, Crasto, Portela e Lamas.
Segundo diversos historiadores, a antiga Paróquia de Corelo, situada onde hoje existe Vascões, integrava o conjunto das oitos paróquias suévicas do séc. VI, sendo, por isso, anterior à fundação do país.
Em termos eclesiásticos, a igreja de Vascões é mencionada nas Inquirições mandadas fazer por D. Afonso III em 1258 como pertencente ao bispado de Tui.
Segundo o monografista courense Narciso Cândido Alves da Cunha a designação “Vascões” radica nos seus antigos povoadores, soldados das Astúrias que acompanharam D. Garcia Rodrigues de Caldas de Lima, quando veio prestar serviços ao Rei D. Fernando.
Em 1546, no Memorial de Rui Fagundes, já aparece enquadrada na Terra de Coura.
De acordo com a estatística Paroquial de 1862, S. Pedro de Vascões era da apresentação dos herdeiros de Pedro Vieira da Silva Teles.