A Escola de Estrada, freguesia de Formariz, concelho de Paredes de Coura, é da autoria do arquiteto portuense Adães Bermudes, responsável, entre outras obras de inegável interesse artístico, pela elaboração de projetos de edifícios públicos de instrução primária, em finais do séc. XIX e durante a fase pós-implantação da República.
Combater o analfabetismo e conferir maior dignidade aos professores era a intenção subjacente à construção dessas escolas, que ocorreu mormente entre 1902-1912.
O imóvel de Formariz foi posto à disponibilidade da Câmara Municipal de Paredes de Coura em 1905.
Através da informação constante na Ficha de Identificação da Escola, instruída pela Direção Escolar do Distrito de Viana do Castelo, sabemos que, em 1963, dispunha de uma sala de aula, área de recreio, tendo a casa destinada ao professor (integrava, de forma adjacente, o conjunto edificado) sido adaptada a cantina escolar.
Cessou a atividade no ano letivo 2003-2004, na sequência da decisão autárquica de encerrar todos os estabelecimentos de ensino concelhios, para concentrar os alunos numa escola básica integrada, no centro da vila.