Escola Primária de Estrada - Formariz

Available actions

Reader available actions

 

Escola Primária de Estrada - Formariz

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MPCR/EPEPCR09

Title type

Controlado

Date range

1949  to  2004 

Dimension and support

32 u.i.; papel

Holding entity

Município de Paredes de Coura

Producer

Escola Primária de Estrada - Formariz

Biography or history

A Escola de Estrada, freguesia de Formariz, concelho de Paredes de Coura, é da autoria do arquiteto portuense Adães Bermudes, responsável, entre outras obras de inegável interesse artístico, pela elaboração de projetos de edifícios públicos de instrução primária, em finais do séc. XIX e durante a fase pós-implantação da República.

Combater o analfabetismo e conferir maior dignidade aos professores era a intenção subjacente à construção dessas escolas, que ocorreu mormente entre 1902-1912.

O imóvel de Formariz foi posto à disponibilidade da Câmara Municipal de Paredes de Coura em 1905.

Através da informação constante na Ficha de Identificação da Escola, instruída pela Direção Escolar do Distrito de Viana do Castelo, sabemos que, em 1963, dispunha de uma sala de aula, área de recreio, tendo a casa destinada ao professor (integrava, de forma adjacente, o conjunto edificado) sido adaptada a cantina escolar.

Cessou a atividade no ano letivo 2003-2004, na sequência da decisão autárquica de encerrar todos os estabelecimentos de ensino concelhios, para concentrar os alunos numa escola básica integrada, no centro da vila.

Custodial history

Este arquivo começou por ser depositado na antiga "Casa dos Magistrados", de onde transitou para o "Arquivo Geral da Câmara". Em 2008, foi incorporado no Arquivo Municipal.

Scope and content

Neste Arquivo há a sublinhar, de entre as diversas séries produzidas, os livros A - da matrícula, frequência e seus resultados, as atas do Conselho Escolar e os estatutos da Caixa Escolar.

Arrangement

Organizado por séries e dentro destas cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, salvo as exceções previstas na legislação aplicável ao património arquivístico.

Conditions governing use

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Other finding aid

Guia e inventário