Escola Primária de Chã de Lamas - Vascões

Available actions

Reader available actions

 

Escola Primária de Chã de Lamas - Vascões

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MPCR/EPCLPCR21

Title type

Controlado

Date range

1961  to  1998 

Dimension and support

54 u.i.; papel

Holding entity

Município de Paredes de Coura

Producer

Escola Primária de Chã de Lamas - Vascões

Biography or history

A Colónia Agrícola da Boalhosa, situada em Chã de Lamas, na freguesia de Vascões, concelho de Paredes de Coura, foi planeada pelo Estado Novo, a partir da década de 40, no âmbito da política de reestruturação agrária, conduzida pela Junta de Colonização Interna.

O programa de concurso da Escola Primária da Boalhosa foi lançado em 1956, datando de junho do ano seguinte o projeto de construção, que se reveste de características diferenciadas relativamente aos anteriores imóveis inscritos no denominado Plano dos Centenários.

Essa construção tem a particularidade de integrar o conjunto de edifícios da Colónia Agrícola da Boalhosa, e destinava-se ao ensino primário dos filhos dos colonos (rapazes e raparigas).

A planta, em forma de L, incluía uma sala de aula, vestiário, pequena arrecadação de material, recreio coberto e instalações sanitárias.

O imóvel foi, entretanto, adaptado a cantina de apoio ao Centro de Estudo e Interpretação Ambiental, estrutura concebida de raiz pela Câmara Municipal, em plena Paisagem Protegida de Corno de Bico (inaugurada em 30 de junho de 2007), com o objetivo de promover ações de sensibilização do património natural.

A Casa do Professor, que aí existia contígua à Escola Primária, é atualmente uma área de dormitório.

Em 1974 nasceu, oficialmente, a Escola Primária de Chã de Lamas, cuja estrutura acolheu funções educativas desde 1962, tendo cessado a sua missão ao serviço do ensino no ano letivo de 1998/1999.

Custodial history

Este arquivo começou por ser depositado na antiga "Casa dos Magistrados", de onde transitou para o "Arquivo Geral da Câmara". Em 2008, foi incorporado no Arquivo Municipal.

Scope and content

Neste Arquivo destacam-se pela sua importância informativa os livros A - da matrícula, frequência e seus resultados, o registo da correspondência expedida e o registo de visitas de inspeção e disciplinares.

Arrangement

Organizado por séries e dentro destas cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, salvo as exceções previstas na legislação aplicável ao património arquivístico.

Conditions governing use

A reprodução está sujeita a restrições que se prendem com o tipo de documento, o seu estado de conservação e o fim a que se destina. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Other finding aid

Guia e inventário